MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

quarta-feira, 17 de março de 2010

DEFENDENDO AS ANTIGAS DOUTRINAS DA GRAÇA

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos (Rm 10:8)

A Igreja Batista Reformada de Petrolina defende em sua teologia os fundamentos que para a grande parte do segmento evangélico seriam “novidades”. Formada em sua grande maioria por pentecostais, os protestantes brasileiros de hoje desconhecem totalmente as doutrinas bíblicas da eleição: Depravação Total, Graça Irresistível, Eleição Incondicional, Expiação Particular, Perseverança dos Santos.

Pode parecer estranho ao leitor e até mesmo herético falar sobre esses assuntos. Todavia foram temas defendidos por grandes homens de Deus do passado como Zuinglio, Calvino, Lutero,Martin Bucer,Whitefield, Bunyan,Ryle, Knox, Owen, Matthew Henry, Baxter e Jonathan Edwards. Spurgeon - citados por todos, porém seguido de fato por poucos – afrmava: "Eu pessoalmente acredito que não seja possível pregar a Cristo e Ele crucificado, a menos que estejamos pregando o que hoje é conhecido como Calvinismo. O Calvinismo é apenas um apelido; o Calvinismo é o evangelho e nada mais”.

Na atualidade temos grandes defensores da fé reformada entre tantos podemos citar R.C. Sproul, Jonh MacArthur, A. W. Pink, Josafá Vasconcelos, Paulo Anglada, J.I. Packer, M.Lloyd Jones, Augustus Nicodemus.

No Brasil temos o movimento Os Puritanos e mais recentemente o movimento Batista Reformado que defendendo as antigas doutrinas, retornaram aos ideais de fé bíblicos defendidos pelos antigos reformadores. Sola fide, sola gratia, sola scriptura. Ora “esta é a palavra da fé, que pregamos” (Rm 10:8)