MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

sexta-feira, 20 de maio de 2011

RELATO MISSIONARIO DA IGREJA BATISTA REFORMADA EM DELMIRO GOUVEIA - ALAGOAS


Dc. Rogério Brilhante*

Nosso culto familiar dominical tem ocorrido da mesma forma que no templo sede. Por volta das 10h iniciamos a Escola Bíblica Dominical com a leitura da lei, os cânticos, oração, leitura e estudo (Pedi a Wellington que nos enviasse o boletim para acompanharmos melhor o que ocorre na igreja).
Inicialmente estávamos estudando o Catecismo da Doutrina Cristã (voltado para as crianças, especialmente Abraão, filho caçula) e o Breve Catecismo - como há perguntas comuns, dava pra ensinar a Abraão e aprofundar com Ramon (filho) e Simone (esposa).
Depois do segundo domingo, percebi que precisávamos melhorar na interpretação do texto. Aproveitei a leitura do livro de 1Reis e passei a estudar o capítulo lido em cada domingo - entendi que, por contar parte da história de Israel, o assunto poderia ser mais interessante para as crianças, como também para Simone, pois mostra, dentre tantas coisas, o modo como Deus utilizou os reis e profetas, conduzindo a história do seu povo. Podemos destacar tanto a soberania de Deus quanto a responsabilidade do homem quanto aos seus atos, quer sejam bons ou maus. Dá pra ver também que não devemos nos descuidar quanto à obediência a Deus, pois podemos cometer pecados dos mais "grosseiros"; vimos que Deus provou seus profetas em pleno exercício da profissão e os disciplinou quando não cumpriram cabalmente suas ordens, visto que nosso coração é enganoso e desesperadamente corrupto.
À noite realizamos o culto, por volta das 19h30. Nos quatros domingos em que nos reunimos, expus o livro de Rute; cada domingo um capítulo - riquíssimo em lições práticas de conduta. A liturgia também é idêntica a da igreja.
Em um desses domingos tivemos a presença de um casal de vizinhos, seu filho e mais um colega de Ramon. O casal relatou que foi incentivado pelo filho a ir à noite, porque chegou da escola dominical contando o que aprendeu.
Vejo que esses momentos foram muito bons, pois me permitiram estar mais próximo da família, acompanhar melhor o entendimento deles da Bíblia; E nos possibilita crescer juntos no conhecimento de Deus e buscar superar nossas limitações quanto à palavra. Nos deixa também mais comprometidos enquanto família.

*Rogério Brilhante Gonçalves é diácono presidente da Igreja Batista Emanuel em Petrolandia.Todavi há pouco mais de um ano o SENHOR o levou para a cidade de Delmiro Gouveia onde atua como Técnico Educacional na UFAL – Univrsidade Federal de Alagoas. Oremos para que naquela cidade uma grande igreja se levante..Seu email de contato: brilhanterogerio@gmail.com