MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

domingo, 17 de junho de 2012

COMO CULTUAR A DEUS


 Pr. Edson Azevedo
uma pequena Igreja em Angola

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem(João 4.23)

O culto é a razão principal da vida de um homem. Ele foi criado por Deus para adorá-lo. Esse foi o fim principal para que o homem foi feito. Jesus afirmou queDeus procura adoradores que sejam nascidos de novo para adorá-lo e que o adorem segundo a verdade prescrita nas páginas da revelação. Deus é quem dá as cartas de como deve ser a adoração, e não o adorador. Os nascidos de novo precisam estar em ordem sempre, pois a adoração é espiritual, o culto é espiritual.

Onde o crente estiver, está em culto. A consciência da onisciência de Deus deve conduzir o cristão a esse estilo de vida em que todas as coisas funcionam como culto. E muito mais no culto publico, quando todos se juntam para a adoração. Esse deve ser o momento quando todos estão em ordem, vivendo em ordem, de tal maneira que o culto público seja o resultado de uma vida vivida de modo correto. Nas basta ser nascido de novo, mas é necessário estar vivendo em ordem, na prática da vida cristã, em obediência à lei, aos mandamentos do Senhor. Além disso, além dessa ordem interior e externa, é preciso que a liturgia da adoração seja uma liturgia ordenada na Escritura, onde tudo quanto aconteça siga rigorosamente o preceito bíblico, sadio, consagradamente discutido e aceito por todos quantos vivem piedosamente, sem interpretações particulares, sem invenções, sem fantasias, sem enfeites, mas com simplicidade, como todas as coisas devidas a Cristo.

O culto não visa agradar o adorador, mas o Adorado. O culto é vertical ascendente, quando os adoradores se dirigem a Deus para entoar os salmos, as orações e as oferendas, e vertical descendente quando Deus se levanta e fala aos adoradores, mediante a pregação. O culto, embora dirigido a Deus e com o intuito de agradá-lo, fortalece e alegra seu povo, energiza, dá disposição, santidade, fidelidade, prazer.
O cristão é aquele que vive em culto e que anseia pelo culto público, quando Deus recebe toda a glória de modo intenso e público, num testemunho eficaz e abrangente. Essa é a maneira correta de cultuar a Deus, o Deus vivo e verdadeiro.

Edson Azevedo é pastor da 1ª Igreja Batista Reformada de Caruaru