MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

sábado, 21 de maio de 2011

CURSO MINTS DE TEOLOGIA - RELATO DE SEMINARISTAS



*Rogerio Brilhante Gonçalves

Quanto ao curso de teologia, O seminário Internacional de Miami (MINTS conforme relatos anteriores, tem sido muito bom. O esforço empreendido, tanto físico quanto cognitivo, tem sido por Deus recompensado, pois vamos aprendendo mais dele, conhecendo seu caráter. Terminamos o primeiro módulo (Evangelismo) e agora estamos vendo Soteriologia. Na última quarta, pude compartilhar que um assunto que não tinha ficado tão claro pra mim pela afirmação de um dos autores do módulo de Evangelismo, foi aprofundado com a Soteriologia - graças a Deus. Esse assunto tem nos demandado muita concentração. Por outro lado, como nos tem mostrado o que foi a obra de Cristo na cruz! Peço a Deus que nos faça mais piedosos, amantes da sua Palavra e obedientes como seu Filho, que voluntariamente se entregou, e deu a vida para agradar o Pai.

Os irmãos de Petrolândia tem empreendido um esforço maior, pois viajam cerca de 2 horas até Canindé - o trecho maior é até Delmiro (85Km), onde me pegam. Depois são mais 60Km até Canindé. Algumas vezes eles tem chegado em casa depois da meia-noite.

O curso requer empenho, pois somos avaliados pela assiduidade, participação, tarefas/exercícios resolvidos, exposição de capítulo(s) do módulo, artigo produzido e uma prova; isso, todos os meses. O material é bom e os autores apresentam os temas, que foram sistematizados, tendo como fonte a Bíblia. Até onde conhecemos, tem seguido a tradição teológica reformada.

Os encontros acontecem na Igreja Presbiteriana de Canindé. Além de nós batistas, o corpo discente é composto por presbiterianos. Atualmente são 10 alunos; como o curso é modular, a qualquer momento novos alunos podem entrar sem prejuízo. O investimento é de apenas R$ 60,00 mensais; é um valor simbólico - o custo financeiro é diametralmente oposto ao ganho que temos em conhecimento.

É preciso registrar a acolhida que tivemos dos irmãos de lá, desde o primeiro encontro. Esses encontros são semanais, normalmente às quartas. Quando o módulo é entregue, temos cerca de 8 horas de aula, o que acontece uma vez por mês. Os demais encontros tem duração de 2 horas, aproximadamente. Os módulos são normalmente recebidos em Aracaju, capital do estado de Sergipe, onde nos encontraremos com os irmãos que fazem parte dos demais núcleos do estado. Ainda não fomos até Aracaju, pois o Rev. Santana conseguiu que o professor viesse até Canindé.

Somos tutoriados pelo Rev. José Santana Dória, que é mestrando em teologia também pelo MINTS. Graças a Deus por ele, que tem se dedicado e pacientemente nos ensinado, procurando nos conduzir ao conhecimento das Sagradas Escrituras. Além de ensinar, ele ainda providencia um delicioso e estratégico lanche, juntamente com sua esposa. Sua simpatia e experiência pastoral é uma de suas marcas, além do vasto conhecimento bíblico.

*Rogerio Brilhante Gonçalves é Diacono da Igreja Batista Reformada em Petrolandia. Atualmente, Mora em Delmiro Gouveia onde realiza cultos e estudos bíblicos.

NOTA -O seminário Internacional de Miami (MINTS) prepara indivíduos em todo o mundo para compreender e atuar sobre as múltiplas facetas da Verdade como são refletidas no Evangelho e as Escrituras Cristãs. Todos são bem vindos a assistir aos cursos e se beneficiarem do estudo sistemático da Bíblia e outros campos relacionados com ela. Os professores de MINTS dão ênfase na aplicação e no desenvolvimento de habilidades de interpretação, exposição, compreensão, análise, etc. do texto bíblico e da sua realidade

Todos os títulos outorgados são em “Estudos Teológicos” e estão desenhados para preparar os crentes a servir a Deus e a sua igreja no ministério que Deus lhes tem chamado.

Internacionalmente, o seminário MINTS serve ativamente em 55 países, principalmente através do estabelecimento de novos centros de estudos que crescem até se tornarem seminários operados localmente para formar estudantes em seus respectivos países. Os que são capacitados logo passam a capacitar a seus compatriotas e o seminário passa a ser um recurso permanente para o povo desse país ou comunidade. Chamamos a isto de "seminário missão" que tem como objetivo alcançar o mundo como plantadores de igrejas, evangelistas, mestres, e através do qual os ministros cristãos são capacitados para expandir seu serviço e o trabalho em sua nação.

Para obter mais informação acerca de MINTS, por favor, entre em contato conosco nos endereços: mintsportugues@gmal.com ou ismaelqui@hotmail.com OU ACESSE http://www.mintsemportugues.org/paginas/admissao.html