MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

sexta-feira, 22 de junho de 2012

VIAGEM MISSIONÁRIA A IPUPIARA


Tendo recebido convite para pregar no aniversário da igreja Batista em Ipupiara [BA], saímos de Caruaru – eu e Osvaldo Pinheiro – às 5h30 da quinta-feira, 14/06/2012, e chegamos a Morro do Chapéu, na Bahia, às 18h30 do mesmo dia, depois de termos percorrido 1.000 km. Hospedamo-nos do Hotel Gruta da Pedra, onde pernoitamos. Esta cidade fica na parte anteriorocidental – da chapada Diamantina, a mais de 1.000 m de altitude, sendo muito fria [nesta quinta-feira à noite estava 15ºC, mas na manhã da sexta-feira estava 10ºC.

Acordamos cedo na sexta, tomamos café e rumamos para Xique-Xique, distante 200 km, aonde iríamos nos encontrar com o pastor Paulo Eufrasino, da primeira Igreja Batista naquela cidade, encontro que se deu às 10h00. Fomos recebidos com muita alegria por ele, que nos mostrou a evolução das instalações da nova Casa de Oração da igreja, os projetos, o modo como Deus tem conduzido a obra e depois nos levou à sua casa, onde guardamos o carro, depois de transferir as nossas bagagens, e logo em seguida iniciamos a última etapa da viagem: mais 150 km até Ipupiara, a maior parte do trajeto em estrada não asfaltada. No meio do caminho, passamos na cidade de Gentio do Ouro, uma cidade grandemente cuidada, com os prédios públicos bem cuidados, com uma praça encantadora em frente à prefeitura, que por sinal é o cartão postal da cidade, e ainda encontramos alguns irmãos da igreja batista, todos muitos conhecidos do pastor Paulo, e amantes da reformada, tendo sido edificados recentemente pelo pastor Josafá Vasconcelos – o enviado por excelência a anunciar a dos apóstolos por esse Brasil [praticamente todas as igrejas brasileiras que ouviram sobre a fé reformada, necessariamente conhecem esse servo de Deus] – fato esse lembrado com muita saudade pelos irmãos que encontramos.
Igreja Batista em Ipupiara

Depois de três horas e meia de viagem, chegamos finalmente à bela Ipupiara, uma cidade com cerca de 9.000 habitantes, plantada no sertão baiano, cujo nome significa deusa das águas, tendo surgido por causa da descoberta de jazidas de minerais preciosos em seu subsolo, como ouro e cristais de rocha. Dirigimo-nos à casa pastoral, onde fomos recebidos pela família do pastor Clóvis Nogueira [Eliene, esposa e os filhos: Alber, Lincoln e Kleber, filhos], sendo confortavelmente acomodados. Almoçamos a deliciosa galinha caipira da Bahia [muito famosa], conversamos um pouco e fomos descansar, pois à noite iniciaríamos a série de pregações.
O ambiente da igreja estava lotado, e depois de uma breve devocional a palavra me foi entregue, oportunidade em que preguei sobre a importância do culto a Deus, da vida como forma de culto e muito mais da responsabilidade do culto público. O povo ouviu atentamente a pregação, com grande reverência e temor, e à saída, quando fomos nos despedir à porta, ouvimos os irmãos dizerem do tanto que a Palavra de Deus os edificou.

Pr Clóvis Nogueira e Pr Edson Rosendo
Passamos o sábado entre conhecer a cidade, conversar, estudar e descansar, para enfrentar novo desafio à noite, quando encontramos o ambiente do culto mais repleto ainda do que na noite passada, com a visita de irmãos das congregações, que se deslocaram para participar do aniversário da igreja [74 anos], momento em que pregamos sobre o Salmo 50, mostrando que Deus julga o culto dos adoradores, trazendo muita edificação e confronto a todos os adoradores presentes. Na saída, à porta, como no dia anterior, pudemos cumprimentar todos os irmãos e ouvir da alegria em torno da Palavra de Deus. Depois de cada reunião ficávamos ainda conversando com um e com outro irmão, a fim de esclarecer pontos da pregação, tirar dúvidas, dar orientações em casos de consciência e ainda posar para verdadeiras sessões de fotos, pois o povo é acostumado a perpetuar momentos de alegria, quando da visita dos pregadores.

Membros da Igreja Batista de Ipupiara
No domingo pela manhã a igreja estava lotada, e os irmãos tem um louvável costume: entram no ambiente do culto e procuram ocupar os primeiros lugares, os lugares da frente, de tal maneira que os assentos são preenchidos da frente para trás, numa disciplina e valorização impressionantes do culto [penso que não existe aquele típico apelo do pastor, tão conhecido: “peço aos irmãos que venham mais para a frente, a fim de ocupar os primeiros lugares, deixando os últimos para os retardatários”]. Nesta oportunidade pregamos sobre a nudez como causa da multiplicação das perversidades na área sexual na sociedade atual, aspecto que tem influenciado fortemente a igreja do Senhor, conduzindo os membros a adotarem os mesmos pressupostos e práticas do mundo com relação a essas coisas. Mostramos que logo depois da queda, ao perceberem que estavam nus e terem feito cintas para si, a partir de folhas de figueiras cozidas, Deus não aprovou tais cintas e fez vestimentas de peles de animais e os cobriu. Mostramos, então, a polarização entre as cintas de Adão e Eva e as vestimentas feitas por Deus ao longo da história da humanidade. Terminada a reunião, muitas pessoas nos procuraram para  uma complementação das informações em torno do assunto, dizendo-se confrontadas com a escritura, reconhecendo-se em falta e demonstrando a disposição de mudar imediatamente.

Membros da Igreja Batista de Ipupiara (Chiquita)
Na parte da tarde do domingo, fomos à localidade denominada Chiquita, onde pudemos visitar algumas famílias, membros da igreja, que frequentam a congregação do lugar. Também pudemos visitar o túmulo do irmão Genésio que, à semelhança do endemoninhado gadareno, passou 56 anos da sua vida com os pés presos a troncos enormes de madeira, atados e grilhões, tal era a sua loucura e a sua descomunal força, sendo inclusive capaz de arrastar o tronco de uma árvore grande. Genésio ouviu a vitrola de uma missionária tocando alguns hinos do Cantor Cristão e aquilo fez sentido para ele. Noutra oportunidade, o pastor Clóvis começou a pregar a Palavra a ele, nas visitas que fazia ao lugarejo, e, com o tempo, Deus chamou aquele homem pra a luz, libertando-o da loucura, cumprindo o “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, numa ação extraordinária e impactante sobre todos. Genésio foi morar na cidade e depois de alguns anos faleceu, após algumas semanas numa cama, em virtude de uma queda sofrida. Na sua lápide estava o registro das datas de nascimento e morte, bem como a indicação do hino 188 do CC [As novas do evangelho] e ainda o texto de Isaías 35.8, que afirma que nem os loucos errarão o caminho. Essa foi uma visita revestida de muito sentimento.

Pr Clóvis Nogueira
À noite encerramos a série de pregações com a exposição do Salmo 32, ensinando a igreja como tratar adequadamente o pecado. Não havia um lugar disponível na nave da Casa de Oração, inclusive um salão atrás, onde foi colocado um telão que retransmitia o culto, a lotação também estava esgotada. Terminada a reunião, seguiu-se o momento das despedidas, com muitas fotos tiradas e com o povo manifestando gratidão e saudade, o que também sentimos fortemente. Depois de muitas conversas na casa do pastor, fomos nos recolher, para acordar cedinho e começar a viagem de retorno.

Na segunda-feira logo cedo, depois do café, iniciamos a nossa viagem de volta, quando o pastor Clóvis, Edvaldo e Marinaldo nos levaram em Xique-Xique, passando por Gentio do Ouro onde apanhamos o seminarista Mauro, que havia ido pregar na igreja daquela cidade, retornando à sua cidade conosco [até certa altura do caminho]. Uma vez em Xique-Xique, despedimo-nos dos irmãos que ali estavam, o pastor Paulo e mais alguns irmãos da igreja, e partimos rumo a Petrolina, passando por Irecê, indo almoçar com um casal amigo [Saulo e Aline], amigos presbiterianos de alguns anos, seguindo depois para Petrolina, onde chegamos às 22h00. Cerca de cem quilômetros antes, porém, aportamos em Campo Formoso onde visitamos um casal de presbiterianos, amigos nossos de longa data e que muito bem nos receberam com uma refeição revestida de grande estima e carinho.

Membros da Igreja Batista Reformada -Petrolina
Em Petrolina, estivemos na residência do diácono Aldo e família, onde pudemos ainda tomar um lanche, orar e partilhar das questões da Congregação e dos seus desafios. Nesta oportunidade também estava presente o pastor Valdir Penaforte, que ficou conosco durante toda a visita. Perto da meia noite fomos dormir no hotel Carranca, acordando cedo e iniciando a viagem da última etapa, o que nos permitiu chegar a Caruaru às 16h00 na terça-feira 19/06/2012. Em todas as etapas Deus nos abençoou grandemente.

Igreja Batista de Ipupiara
A igreja em Ipupiara pertence à CBB, mas é vibrante, amante da Escritura, com os seus membros levando a Palavra de Deus muito a sério. Pudemos enxergar a avidez e o afã em torno das pregações, e também a vida de santidade vivida pelos irmãos. As doutrinas da graça são amadas; O decreto e a providência de Deus são cridos. Os líderes dão grande apoio ao ministério pastoral e a igreja vibra com as suas Congregações, porque ensejam o ingresso de muitas pessoas na .

Pr Clóvis Nogueira
O pastor Clóvis está à frente da igrejacerca de 20 anos e é profundamente amado pelas suas ovelhas, além de grande estudioso e doutrinador da igreja. Ele tomou conhecimento da reformada através da revista para Hoje, da editora FIEL, sendo depois esclarecido pela intermediação do pastor Paulo Eufrasino, da igreja batista em Xique-Xique, exatamente como fizeram Áquila e Priscila com Apolo. A sua família é disciplinada e harmônica, uma típica família puritana, onde a esposa é dedicada aos filhos, ao lar, ao marido, e os filhos vivem em sujeição, como ao Senhor. A irmã Eliene se desdobrou em cuidados para conosco, nada nos deixando faltar e ainda preparando lautas refeições, procurando servir da melhor maneira, os hóspedes. Observamos ainda que a doutrina dos apóstolos é entendida de modo singular por todos os irmãos, [com exceção de bem poucos], os quais vibram com a pregação reformada. A ocorrência de irmãos ao culto é enorme, e a igreja canta com muita vibração, sendo conhecida e respeitada em toda a cidade. Conhecemos muitos irmãos, os quais nos adicionaram nas redes sociais, e esperamos manter comunhão com todos esses amados, a fim de que mais vezes possamos comungar da mesma , que de uma vez por todas foi entregue aos santos.

Pastor Edson Rosendo de Azevedo
Caruaru [PE], 21 de junho de 2012.