MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

domingo, 12 de setembro de 2010

VIAGEM A PETROLÂNDIA


O que se segue é o relato do Pr. Edson Rosendo em sua vigem missionária a Petrolandia.

"Tendo sido convidado para estar com os irmãos e pregar, saímos de Caruaru (Eu e o diácono José Antônio) às 11h00 da sexta-feira 3/9/2010 e chegamos a Petrolândia no final da tarde. Fomos recepcionados pelo irmão Sandro Araújo, que nos instalou condignamente numa pousada da cidade. Refizemo-nos do cansaço da viagem e logo às 19h30 estávamos com os irmãos para a primeira reunião, na Casa de oração. Depois de uma introdução devocional feita pelo diácono Wellington, a palavra nos foi concedida e começamos a falar sobre o tema proposto – A SUBMISSÃO DA MULHER NO LAR, NA IGREJA, NA SOCIEDADE – iniciando pela história de Abigail, esposa de Nabal e o episódio que envolveu Davi e os seiscentos homens que o acompanhavam. Falamos por cerca de uma hora a uma platéia pequena, mas muito atenta a tudo quanto se expunha. 
Terminada a reunião, continuamos reunidos, agora no salão social da igreja, onde tomamos um café com torradas e conversamos largamente com os irmãos. Depois de nos despedirmos, fomos dormir, às 24h00. 
No sábado acordamos bem cedo, pois iríamos passar o dia numa chácara às margens da represa do rio São Francisco que abastece uma grande barragem próxima a Jatobá (PE). Depois do café, nos encontramos com os irmãos e fomos em caravana para o local contratado, com uma paisagem exuberante, muita água, excelente banho, muitas árvores, sombras e confortados por uma brisa muito agradável que soprava naquela manhã. Depois de uma meia hora iniciamos uma reunião, onde cantamos salmos, oramos e falamos sobre o episódio que envolveu a família de Elimeleque/Noemi e como Rute veio a fazer parte do povo da aliança e o seu exemplo de submissão e ainda a forma como Deus a colocou na antecedência do Messias. Terminada a reunião, cada um procurou sua forma de lazer, com banho, jogos, caminhadas em trilhas, água de coco, degustação de frutas diversas, conversas, e perto das 13h00 todos almoçaram fartamente, uma deliciosa refeição preparada pelas mulheres da igreja. Às 16h30 retornamos à cidade, que dista 17 km da chácara. Todos estavam muito cansados, porém, bastante eufóricos pelo dia em comunhão, poismais ou menos cinco anos que a igreja não tinha mais se reunido como nessa oportunidade
À noite não houve reunião com a igreja, mas nos encontramos com os líderespastor Valdir Penaforte, diáconos Wellington, Rogério e Aldo – onde jantamos e depois fomos para as dependências do gabinete pastoral conversar sobre a igreja em Petrolândia, sobre a igreja em Caruaru, sobre o pastor Jorge e seu ministério em Teresina e mais alguns outros pontos. Fomos dormir perto das 24h00. 
No domingo pela manhã tomamos café na pousada e fomos fazer uma visita ao casal fundador da igreja – o irmão Pedro e a irmã Anaque são idosos e estão impedidos de ir aos cultos por causa da saúde (eles recebem semanalmente os irmãos da igreja em culto no próprio lar e assim permanecem em perfeita comunhão). Encontramos esses irmãos muito bem e cuidados por Deus, dando ainda muitos frutos da velhice, como palmeiras bem regadas, plantadas na Casa do Senhor. Depois nos dirigimos para a reunião com os irmãos, às 10h00. Tivemos uma breve devocional, dirigida pelo diácono Aldo e depois falamos sobre o papel da mulher na igreja, no lar, na sociedade e também sobre as suas atividades, mostrando o padrão de Deus que, diga-se de passagem, está sendo desobedecido e contrariado pela sociedade atual e até mesmo por muitas igrejas chamadas cristãs. Depois da exposição respondemos algumas perguntas de irmãos presentes e vimos que a escritura despertou muitos irmãos a pensarem seriamente nessa questão, a fim de viver uma vida de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado. Terminada a reunião almoçamos nas próprias dependências da área social da igreja, com um almoço prá de delicioso e farto, onde toda a igreja se congraçou e se alegrou. 
Terminado o Almoço, fomos à residência da irmã Luciene (Eu, o pastor Valdir, os diáconos José Antônio e Aldo e a esposa deste), que é membro da igreja e está ausentevários meses, acometida de estresse emocional. Fomos muito bem recebidos, lemos a escritura e oramos com ela e depois nos despedimos. Descansamos um pouco à tarde e logo às 18h00 iniciávamos o culto público de adoração ao Senhor
O diácono Aldo presidiu o culto com muita competência. A congregação cantou salmos, orou, leu a escritura e depois pregamos sobre as características exigidas pela escritura para aqueles que hão de presidir a obra do Senhor, e baseamos o sermão em dois textos: um no Antigo Testamento e outro no Novo Testamento (a igreja está em processo de substituição pastoral e assuntos dessa ordem sempre são bem necessários). Todos ouviram com muita atenção a pregação, que se estendeu por cerca de uma hora
Terminada a reunião, novamente fomos ao salão social e tomamos uma deliciosa sopa com torradas e café. Depois conversamos a fartar e ainda tiramos muitas fotos, a fim de celebrar as alegrias daqueles dias. Perto das 24h00 fomos dormir e acordamos bem cedinho, às 6h00 (ainda escuro, pela posição bem oeste da cidade) e rumamos de volta a Caruaru. Deus em tudo nos abençoou.
A igreja em Petrolândia ficou sem o pastor no mês de abril/2010 (o ex-pastor, Jorge Vicente, pastoreava a igreja desde abril/2005) e de prá vem sendo regida pelo pastor Valdir Penaforte (ele mora em Petrolina, distante 400 km, e vai a Petrolândia a cada quinze dias), pelo diácono Rogério (que mora em Delmiro Gouveia – AL, distante 90 km, e que vai a Petrolândia a cada quinze dias, alternando com o pastor Valdir) e ainda pelo diácono José Wellington, um jovem valoroso, hábil, piedoso, estudioso, que reside na própria cidade e leva a carga durante a semana, conduzindo os estudos nos lares e na igreja, e ajudando na solução das questões que surgem. Este jovem diácono, casado, com um filhinho, tem despontado no seio da igreja como um provável pregador, gozando do respeito da comunidade, sendo irrepreensível no seu proceder. A igreja experimenta grande ação do Espírito de Deus, promovendo reconciliação entre irmãos, de irmãos com a igreja, outrora afastados, reconciliação de casais, grande união interna. As mulheres se movem dentro da igreja de forma dinâmica, com muito trabalho e submissão. Elas fazem uma sopa deliciosa e vendem a preços módicos ao público, às 18h00, de segunda a sexta, e assim ajudam nas receitas da igreja. Citamos as irmãs: Gilda, Cimone (com “c” mesmo), Elane, Cleide, Aninha, que ainda dirigem as crianças nas classes de estudos bíblicos. As crianças despontam de forma notável, dando respostas de gente grande nas reuniões da igreja, quando interrogadas. Os diáconos estão em grande união e prestam atenção aos comandos do pastor Valdir Penaforte, decano de larga experiência. Os homens da igreja estão imbuídos do espírito de fazer avançar a obra do Senhor, como os irmãos Wilson, Sérgio, Sandro, Carlinhos. 
outro jovem na igreja, recentemente chegado, Deyvid Vilella, com apenasanos, porém, um jovem talhado por Deus para o ministério. Amante da literaturapuritana, vibrante com a dos apóstolos, devorador de livros e mais livros e tem sido umexemplo para os demais jovens da igreja. Muitas pessoas tem sido atraídas pelo ministério da igreja e até família inteiras também. Destacamos um jovem chamado Roberto, mineiro, que veio para Petrolândia de forma não planejada e aqui conheceu o evangelho na igreja batista reformada e Deus lhe tem segurado na cidade e ele a cada dia ganha mais solidez na fé dos apóstolos. O pastor Valdir Penaforte tem trabalhado com a igreja, conscientizando-a a atingir o padrão bíblico na questão do sustento pastoral, a fim de que a partir do próximoobreiro a igreja exercite as condições necessárias para a manutenção do ministério da Palavra, e não mais siga aquele modelo arcaico, arminiano, distante da escritura. Deixamos a cidade com a certeza de fazer retornar os intensos laços de comunhão que sempreentre Petrolândia e Caruaru, com a realização de retiros anuais e eventos outros, em que caravanas se revezavam em idas e vindas entre as duas cidades. Reconhecemos que somos poucas igrejas batistas reformadas e que, por isso, precisamos manter forteslaços de comunhão entre as que existem, mesmo que não sejam muito próximas geograficamente. Fomos e voltamos debaixo das bênçãos de Deus e das orações da igrejaem Caruaru e tivemos notícias de que também os demais irmãos que se deslocaram de outras cidades (Petrolina e Delmiro Gouveia) chegaram em paz aos seus portos. Por tudo isso nossa gratidão a Deus."

Pr. Edson Rosendo de Azevedo
Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru (PE)