MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

domingo, 27 de maio de 2012

AS OPOSIÇÕES DA IGREJA E SUA CAMINHADA



E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Pastor Fabiano Rocha

A igreja de Cristo vive num verdadeiro campo de batalha. A nossa caminhada rumo ao lar de gozo eterno é marcada por constantes ataques do inimigo. Embora tenhamos a certeza da chegada, sendo consolados dia após dia pela Palavra de Deus de que somos guardados em meios às tribulações, o caminho em si nem sempre é um caminho fácil. Encontramos uma série de obstáculos a serem vencidos. Dificuldades internas e externas. Alguns desses obstáculos surgem dentro da própria igreja, entre suas fileiras. Ensinamentos errados, erros doutrinários, problemas morais sérios e éticos, quando não nos deparamos com forte oposição externa, sendo as portas do inferno que surgem com o intuito de tentar deter seu avanço rumo ao lar celeste.
Mas sendo Cristo a cabeça da igreja, seus santos desfrutam e encontram nele não só consolo, mas toda firmeza e segurança em meio aos perigos e vicissitudes da vida. A igreja é o corpo, que cresce e se aperfeiçoa com o auxilio e ajuda de todas as partes, portanto, ao invés de ser destruída pelos ataques e obstáculos dos inimigos, sai vitoriosa porque jamais as portas do inferno poderão deter o avanço do reino de Deus. Por mais difícil que seja o caminho a percorrer, a fé do povo de Deus triunfará. Isso não foi diferente com a igreja dos primeiros dias. Tanto a igreja da Judéia como as comunidades locais do Novo Testamento, formadas em sua maioria por gentios, foram profundamente afetadas em sua paz e comunhão com Deus. Ora com problemas morais sérios, ora com desvios doutrinários. Mas em todo esse contexto, os apóstolos, sendo usados por Deus consolaram a igreja, mostrando ao povo que isso na verdade faz parte das aflições que a igreja tem que enfrentar.
A igreja não é uma instituição humana, mas a reunião local do povo de Deus, que foi chamado por Ele. E em obediência ao chamado do Senhor, somos levados à realidade e não à fantasia. No mundo enfrentamos aflições e isso já tínhamos sido alertados desde o principio. Seríamos atacados por falsos mestres, que desconstruiriam a verdade. Em relação a todas as coisas que enfrentaríamos nessa caminhada, fomos alertados pelas Escrituras. Em nenhum momento o Senhor escondeu a realidade do caminho e as oposições que seus discípulos iriam enfrentar. Ele apontou e mostrou a razão pela qual estava indo em direção a Jerusalém, quando chegara sua hora. Foi obediente até a morte. Nós, seus seguidores, devemos tomar nossa cruz e segui-lo diariamente (Lc 9.23). Portanto, vivendo nessa realidade de certeza e conflito, devemos trilhar o caminho que está relacionado à nossa vocação. Confiando única e exclusivamente nos méritos de Cristo e firmes na certeza e esperança do evangelho.
Pastor Fabiano Rocha - Igreja Batista Reformada de Taguatinga