MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

sábado, 27 de agosto de 2011

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O MINTS


Breve relato sobre a ida ao Acamp-SE (Acampamento da Igreja Presbiteriana de Aracaju)
Estância-SE, 23 e 24 de agosto de 2011
DC Rogério Brilhante Gonçalves

     No dia 23 de agosto nos deslocamento de Delmiro Gouveia, Alagoas, até o ACAMP-SE (Acampamento da Igreja Presbiteriana de Aracaju), onde iríamos receber os módulos de Cristologia e História da Igreja do século XVI (protestantismo no séc. XVI na América Latina, Caribe e Europa). Estava conosco os irmãos Deyvid Vilela e Sandro Araújo Ramos, que vieram de Petrolândia-PE. Saímos de Delmiro e, por volta das 9h50, chegamos a Canindé do São Francisco-SE para nos encontrarmos com os irmãos Venceslau e Jinaldo, também estudantes do MINTS. Antes de chegarmos a Estância-SE, município onde está localizado o acampamento, passamos por Lagarto-SE para almoçar com o irmão Kadson, que seguiria conosco. Logo após a refeição partimos para o nosso destino final e, antes de chegarmos, juntou-se a nós o Rev. Santana Dória.
     Chegamos por volta das 14h15 ao ACAMP-SE. O acampamento é bem agradável, com uma extensa área verde em todo o seu redor, contendo vários quartos coletivos, local para palestras, além da cozinha e refeitório, e área de lazer com campo, quadra e parque para crianças. Ao retirarmos nossa bagagem dos veículos, fomos rapidamente para o auditório.
     O Pr. José Aristides foi nosso anfitrião, dando boas vindas a todos os presentes e apresentando o palestrante Dr. Cornelio (Neal) Hegeman, que é um dos idealizadores do MINTS. Na parte da tarde e noite recebemos o módulo de Cristologia. Nele o Dr. Hegeman enfatizou a importância do tema para os cristãos, mostrando que muitos não conhecem verdadeiramente a Cristo, até mesmo líderes evangélicos. O palestrante abordou o fundamento da igreja (apóstolos, profetas e Cristo, a pedra angular – Ef. 2.20) e expôs toda a segunda epístola de João, versículo por versículo. Como o Dr. Neal fala alguns idiomas, mas não o nosso, o Pr. Aristides foi o intérprete do espanhol para o português durante a maior parte do tempo. Após as exposições, era aberto um espaço para perguntas dos participantes.
     Com o término da palestra, já passando das 21h, os acampantes tiveram oportunidade de se confraternizar até o horário de dormir. O clima estava agradável e a dormida foi providencial depois de um dia de viagem e estudos.
Na manhã do dia 24 começamos a estudar o módulo de História da Igreja (protestantismo no séc. XVI na América Latina, Caribe e Europa). Antes disso, o Dr. Neal falou um pouco sobre o MINTS e como, pela graça de Deus, depois de 10 anos, seminário encontra-se em 60 países, cobrando um valor de, no máximo, US$ 50,00 (cinqüenta dólares) – no nosso caso, o valor mensal é de apenas R$ 60,00 (sessenta reais) e vários alunos são isentos dessa taxa. O Pr. Aristides reforçou que esses valores não saem do Brasil; são utilizados para as despesas com deslocamento interno dos instrutores e o material dos alunos. O objetivo do MINTS é preparar pessoas para que, instruídos nas Escrituras, fortaleçam suas igrejas com a sã doutrina, e possam se tornar professores do MINTS.
   Demonstrando um vasto conhecimento da história do cristianismo, o Dr. Neal Hegeman deu detalhes de como o cristianismo chegou na América Latina, acompanhado de Cristóvão Colombo. Fazendo um paralelo entre os adventos históricos da Europa e da América Latina, o palestrante abordou o período de 1492 até 1517 (Lutero e as 95 teses), na parte da manhã.
     Após o almoço, vimos do ano 1518 até o ano 1689, e o enfoque foram os símbolos de fé do protestantismo (confissões, catecismos e artigos de fé), que vieram após o surgimento das denominações (morávios, valdenses, luteranos, huguenotes, batistas, presbiterianos, congregacionais, anabatistas, anglicanos, episcopais, dentre outros). A tradução da Bíblia para o alemão por Lutero, e sua edição de comentários de livros bíblicos, desencadeou outros traduções e demais comentários em várias partes do mundo. Todos os tópicos abordados foram bem expostos pelo preletor.
     Os momentos que passamos no acampamento nos foram de grande valia, tanto no conhecimento de Cristo como no Deus da história. A infra-estrutura e a organização, nos proporcionaram um ambiente propício à aprendizagem e o congraçamento. Nesse aspecto destacamos as excelentes refeições e os deliciosos lanches que nos foram servidos. Deus continue abençoando os administradores e a igreja mantenedora do acampamento.
     Por volta das 17h30 estávamos retornando aos nossos lares. O retorno foi tranqüilo e debaixo da proteção de Deus. Registramos apenas o atropelamento de um cão, numa das rodovias do estado, pelo irmão Venceslau, que causou uma pequena avaria no pára-choque do seu veículo. Por volta das 21h40 chegamos a Canindé e, às 22h30, em Delmiro. Às 6h da manhã seguinte os irmãos Deyvid e Sandro seguiam a Petrolândia, local de suas residências. Somos gratos a Deus por tudo, pedindo a Ele que nos faça lembrar daquilo que estudamos, e nos dê condições de aprofundarmos as pesquisas, para que o conheçamos mais e mais, para o louvor da Sua glória.