MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A MAIOR NECESSIDADE DE MOÇAMBIQUE


A MAIOR NECESSIDADE DE MOÇAMBIQUE

O texto a seguir foi escrito pelo Pr. Jaime Marcelino de Jesus no dia 24 de julho de 2012 sobre a Conferência Fiel em Moçambique.
Pr. Jaime Marcelino
Mais uma vez a FIEL foi uma agência de bênçãos nas poderosas mãos de nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória! Onde? Aconteceu em duas províncias do território moçambicano, a saber, na Capital moçambicana – Maputo – e em Nampula, cidade ao norte daquele belo País! No caso de Maputo, a FIEL realizou sua primeira Conferência para pastores e líderes (dias 13 e 14/07/12), num ambiente mui agradável (Hotel…), no qual as pessoas presentes puderam ouvir atentamente os fiéis pregadores da Palavra do Senhor: Joel Beeke (USA), Ronald Kalifungwa (Zâmbia) e Jaime Marcelino (Brasil). Ora, no que diz respeito especialmente à logística do evento, impressionou-me a eficiência da equipe da FIEL no transporte, instalações, arranjos, etc., de seus equipamentos e livros. Transformaram um local pouco espaçoso, num tempo recorde, em um lugar que logo pudesse abrigar a livraria do evento e mais de 230 pessoas (o limite pré-estabelecido foi de 200 vagas), cujo visual foi digno de ser fotografado e exposto como símbolo de criatividade e economia! Mas, como está escrito: “a quem honra, honra”, louvo ao Senhor Jesus Cristo por irmãos tão preciosos como o Rick, Daniel, Pr. Kevin, Pr. Karl Peterson, Marilene, Mauri, e todos os voluntários brasileiros que auxiliaram a FIEL: Pr. Fabio, Luís Henrique, Isaias, Solange e Carlos Jr. Todos eles se deram a si mesmos para que os referidos eventos fossem preparados com amoroso esmero!
Outro aspecto digno de nota foi, sem sombra alguma, a concorrida participação dos moçambicanos durante as pregações, onde se percebia grande disposição e fome pelas verdades expostas pelos pregadores da Palavra do Senhor. Ou seja, desde o início até o último momento do evento o auditório da Conferência em Maputo esteve totalmente tomado, numa demonstração de que os pastores moçambicanos reconhecem a sua grande necessidade de aprendizagem das Escrituras. Então, homens e mulheres estiveram presentes naqueles dias, com seus ouvidos atentos a tudo quanto era exposto.
Mas como se não bastasse, a maioria da equipe de apoio da FIEL partiu para a Cidade de Nampula a fim de preparar-se para a 13ª Conferência FIEL naquela sofrida cidade. Então, saíram logo após o encerramento da Conferência em Maputo – isso ocorreu bem cedinho do dia 15/07/12, quando o sol ainda estava porvir! Enquanto isso, os três pregadores, e o irmão Rick Denham, foram enviados às igrejas em Maputo para pregarem a Palavra, naquele Dia do Senhor, conforme acerto prévio – todos eles tiveram suas experiências com o povo moçambicano e todos voltaram alegres e dispostos a seguir viagem para Nampula, com exceção do Pr. Ronald Kalifungwa, que retornaria ao seu país.
Em Nampula, o entusiasmo de todos era notório! Por isso, desde à tarde da segunda-feira, dia 16/07/12, até à noite do dia 19/07/12, um novo banquete foi graciosamente oferecido aos moçambicanos – os pastores Joel Beeke e Jaime Marcelino foram instrumentos do Senhor Jesus Cristo para abençoar mais de 350 pastores e líderes, mediante a fiel pregação do evangelho! Que harmonia se percebeu nas coisas anunciadas! Foi como se tivéssemos diante de nós uma bela orquestra, cujo Maestro fez com que todos ouvissem “a voz do evangelho” de nosso Senhor Jesus Cristo, demonstrando que ele é necessário desde a conversão até o dia a partir do qual o povo de Deus passará a eternidade adorando e dizendo: “Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação” (Ap 7: 10)!
Sim! Foram 10 mensagens cuja tônica esteve focada na máxima que diz: “tende em voz o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus…” ou “considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo…”. Ora, todas as pregações tiveram o propósito de demonstrar que a santificação só será possível se formos achados em Cristo Jesus. Então, seja nosso relacionamento no lar, na igreja e no trabalho; ou quando estivermos experimentando sofrimentos e tribulações, a única maneira de glorificarmos a Deus será enquanto estivermos “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e esta assentado à destra do trono de Deus”.
Oh! Como, pois, nos foi graciosamente dito que a santificação é uma questão de preparação para a eternidade; e que tal preparação consiste em sermos aperfeiçoados no amor, e este amor deve ser a Deus e aos homens, não tendo limites em termos de crescimento! Então, assim preparados, estaremos no Dia do Senhor “cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus, para a glória e louvor de Deus”.
Além do mais, tanto em Maputo quanto em Nampula, todos fomos abençoados – pregadores, apoiadores e conferencistas! Sim! Penso que desfrutamos da humilde experiência do apóstolo Paulo que disse aos romanos: “porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha” (Rm 1:11,12). Afinal, quantas ações de graças foram oferecidas ao Senhor pela participação do belo grupo musical de jovens de Nampula, cujas harmoniosas vozes penetraram os ouvidos dos que para ali concorreram! E o que dizer do desprendimento da família Woodrow que chegou ao ponto de hospedar 24 pessoas na sua residência, com alegria e louvor, enquanto seus membros dormiam em qualquer lugar da casa! Como não agradecer ao Senhor pela vida do Pr. Karl Peterson pelo seu notório amor aos moçambicanos! E o que dizer de tantos pastores e líderes que se colocaram de bom ouvido para nos ouvir até mesmo nos momentos de “perguntas e respostas”! Que mais direi? Louvo ao Senhor Jesus Cristo pelo SIL com seus missionários, que serviram e se fizeram presentes em todos os momentos da Conferência em Nampula! Também louvo ao Senhor pela fervorosa amizade das mulheres moçambicanas para com a missionária Marilene! Louvo ao Senhor pelos presentes recebidos daquelas humildes irmãs, “cujos nomes se encontram no Livro da Vida”. Louvo igualmente ao Senhor por tantos missionários em Moçambique e que foram à Conferência para receber e acabaram dando-nos, no mínimo, a bênção do seu carinho e a certeza de que somos aquilo para o qual nosso Senhor Jesus Cristo veio ao mundo: Somos “os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação” a fim de glorificarmos o “nosso Deus”!
Finalmente, ouso partilhar com você irmão/irmã em Cristo, que amam o Senhor, o que segue: Deixei Moçambique com um “sonho”: Ainda que já seja “velho”, gostaria de poder retornar àquela saudosa terra, tendo a mesma disposição de Calebe (Js 14: 11-13), com o propósito de anunciar aos pastores o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, em cada Sítio (Cidade) no qual o Senhor me conceder passar períodos de dias! Afinal, a maior necessidade de Moçambique não é comida nem bebida, pois isto, mesmo sendo pouco eles têm; mas a convicção de que todos nós necessitamos experimentar o que disse Paulo, o apóstolo, aos claudicantes gálatas: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gl 6: 14). Amém!