MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

sábado, 9 de junho de 2012

EM CRISTO, SOMOS LIVRES



“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão” (Gálatas 5:1). 
Pr. Fabiano Rocha
Em Cristo somos livres de toda escravidão. Somos chamados a desfrutar da liberdade conquistada por Cristo. Como diz a Escritura: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou”. Paulo dá grande ênfase à verdade de que Cristo liberta os crentes aqui e agora e os traz à verdadeira liberdade. Esse tema fez o apóstolo escrever uma carta à igreja dos Gálatas, em tom de grande advertência, pois os irmãos estavam desprezando essa condição e se prendendo novamente ao jugo de escravidão e libertinagem desenfreada. Alguns entre os gálatas estavam abraçando a proposta judaica e outros se entregando aos ditames de uma vida na carne. A condição conquistada por Jesus Cristo é integral, completa. Somos livres pela graça de Deus da escravidão do pecado, o senhor tirano cujo salário é a morte. Somos livres também: da lei (como sistema de salvação, que sempre apontava o pecado e revelava nossa incapacidade em vivê-la de forma perfeita); do poder das trevas, das superstições religiosas e de todo peso e carga impostos pelo tradicionalismo religioso. Essa total liberdade, em todos os seus aspectos é dom de Cristo, que a comprou mediante sua morte na cruz.

Porém, assim como a suficiência do sacrifício de Cristo é atacado pelas mentiras, a liberdade cristã também sofre ataques. Várias sugestões e erros humanos têm colocado em xeque a liberdade e o dom de Cristo ao seu povo. Ou querem transformá-la em libertinagem, fazendo uso dela para dar ocasião à carne, ou acrescentam uma série de regras e mandamentos de homens, tais como: não beberás isso, não vestiras aquilo, não comerás carne, etc. Essa lista é maior ou menor, dependendo das opiniões dos homens e conforme as tradições recebidas. A liberdade Cristã não é nem o aval à licenciosidade nem a eliminação da responsabilidade cristã. A liberdade é ser livre para fazer a vontade de Deus. A nossa condição atual, em Cristo, não significa uma vida sem regras e padrões morais, uma vez que não estamos sem lei para com Deus (1Co 9:21 ). A lei divina conforme foi interpretada e exemplificada por Cristo permanece como a vontade moral de Deus expressa para o seu povo e é por isso que liberdade é necessariamente ser livre para amar e servir a Deus.


Portanto, a nossa tarefa agora é, primeiramente, lutar contra todo e qualquer sistema legalista ou tradicionalismo humano ou religioso que queira tirar o valor de Cristo como centro, dizendo que a fé nele é insuficiente para a salvação ou acrescentando regras e mais regras que nos fazem escravos novamente. Mentiras que nos fazem trocar o fardo de Cristo pelo fardo dos homens. Devemos de igual modo aproveitar da melhor maneira possível essa liberdade, sem jamais nos entregarmos à libertinagem e sim com uma fé que atua pelo amor, para que nos submetamos à vontade de Deus. 
Fabiano Rocha é pastor da Primeira Igreja Batista Reformada de Taguatinga

ESCARNECENDO DE DEUS



Pastor Edson Rosendo
O escárnio é a prática que avilta o escarnecido, subtraindo-o de qualquer valor, de qualquer senso ou classificação. Os homens costumam escarnecer uns dos outros, diminuindo seu semelhante, tirando-lhe a reputação, a honra, a história, o histórico, desfazendo seus atos, seu caráter, sua pessoa, seus bens, suas posses, sua família, seu trabalho. O escárnio e a zombaria são práticas capazes de arrasar pessoas e deixá-las indefinidamente na lama, desencorajadas que ficam diante daquilo que delas se disse e fez. Mas não somente os homens são objetos de desprezo e escárnio. Deus também é objeto de escárnio e zombaria por parte dos homens. Quando esteve entre nós, Deus foi vituperado, humilhado, vilipendiado, ultrajado, cuspido, surrado, desafiado. Deus não foi poupado. É evidente que o louvor nada acrescenta a Deus, nem também a zombaria tira do seu caráter e da sua Pes-soa qualquer coisa. Mas, igualmente é evidente que o escárnio contra Deus é uma transgressão contra o terceiro mandamento – "Não tomarás o nome de Deus em vão" – como também é uma afronta a um Deus tão santo e tão misericordioso como o nosso Deus. Ora, por quais motivos alguém poderia zombar e escarnecer de Deus, se Deus é o soberano absoluto e perfeito do céu e da terra? Como alguém poderia zombar e escarnecer de Deus, logo dele, que tem domínio sobre o mar, sobre as águas, sobre os alimentos, sobre as doenças e enfermidades, sobre tudo, na verdade? Os homens que zombam de Deus são soberbos e orgulhosos, nada dispondo para Deus ou para seus profetas, vivendo de modo dissoluto, ensimesmado, egoísta, transgressor e improdutivo, e de nenhum modo são exemplos para quem quer que seja, mas vivem fada-dos ao fracasso e à ilusão permanentes. Ora, alguém nunca poderá zombar ou escarnecer de Deus. Como poderia a criatura zombar de seu Criador? Com que argumentos a criatura poderia desdizer o seu Senhor, aquele que é governador de todas as coisas? Por isso, nunca o homem se coloca em estágio mais humilhante e estúpido do que quando se presta a zombar ou des-prezar a Deus, o Senhor, aquele que habita em luz inacessível, o Deus santo e gracioso, perfeito e Senhor de todas as coisas.
Edson Rosendo é pastor da Primeira Igreja Batista Reformada de Caruaru