MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

quarta-feira, 28 de março de 2012

MUDANÇA DE HORÁRIO E LOCAL DO MINTS EM PETROLINA

EM VIRTUDE DE COMPROMISSOS DE AULAS EM OUTRAS LOCALIDADES,  O REV SANTANA DÓRIA COMUNICA QUE AS DO MINTS MARCAS PARA 29, 30 FORAM PRORROGADAS PARA SÁBADO 31/03/2012. AS AULAS OCORRERÃO O DIA TODO. MAIORES INFORMAÇÕES COM O REV. MARCELINO.

sábado, 24 de março de 2012

ESPIRITO SANTO, AGENTE DA SANTIFICAÇÃO



Sobre a vida dos filhos de Deus pesa a grande verdade de que devemos “ser santos assim como o Senhor é Santo”. Seria impossível cumprir isso em nosso viver diário sem a atuação soberana do Espírito de Deus. Por Ele, somos transformados diariamente, de glória em glória, sendo conformados à imagem e semelhança de Cristo. Nesse processo contínuo e crescente, o Espírito age de forma poderosa, não somente nos dando nova natureza, mas usando a verdade revelada para corrigir as arestas do nosso ser, com o intuito de levar-nos a uma vida irrepreensível. Porém, isso não acontece de forma automática, mas debaixo de um grande conflito que reside em nosso ser.
A razão disso está no fato de que ainda não somos livres das nossas inclinações pecaminosas, que ainda influenciam profundamente nossas vidas, trazendo muitas vezes retrocesso no processo santificador. Paulo explica aos irmãos da Galácia a causa da lentidão no aperfeiçoamento espiritual, dizendo que há duas inclinações em cada cristão. Uma criada pela presença do Espírito e outra contrária, que continua mantendo os interesses da carne. Esta inclinação caída, egoísta, de maneira alguma quer ceder lugar para o Espírito Santo. Então, no coração do convertido é travada uma feroz batalha entre a carne e o Espírito (Gl 5;17 ).
Quando cedemos à tentação ou nos mantemos na ignorância da vontade de Deus revelada na Escritura, realizamos obras da carne. Isso serve para nos advertir de que não devemos ser autoconfiantes nesse processo nem nos entregar à apatia. Sabendo que o evangelho não promove uma graça barata, devemos procurar nos purificar de toda imundícia da carne e do espírito. Diariamente devemos voltar para a fonte purifi-cadora, para não submergir no lamaçal de nosso próprio pecado.
Por essa razão o apóstolo Paulo exorta o povo de Deus: “andai em Espírito”. A vitória sobre a força da inclinação pecaminosa em nossa velha natureza é conquistada quando entregamos as rédeas de nossa vida àquele que vive em nós. Andar pelo Espírito quer dizer comprometer-se a se submeter a Ele, como quem obedece ao capitão do exército. A submissão à liderança do Espírito implica em que podemos conhecer a vontade de Deus através da Palavra por Ele inspirada e que pela atitude de constante oração e súplica podemos nos agarrar à sua força para esmagar o inimigo dentro de nós mesmos, pois a inclinação da carne é inimizade contra Deus.
A vontade do Espírito deve prevalecer sobre nossas inclinações. Pela atuação daquele que é santo, temos condição de vencer as inclinações pecaminosas e viver uma vida digna do evangelho, pois “o Espírito ajuda em nossas fraquezas”. Temos o auxilio do Espírito Santo, que pela Palavra forma o caráter de Cristo em nós. Isso exige de cada cristão uma atitude zelosa pelo conhecimento da Palavra de Deus, pois jamais seremos cheios do Espírito de Deus e andaremos conforme Ele aparte da Escritura. Ele ilumina, abre nossos olhos espirituais para que possamos compreender de forma significativa a vontade de Deus. Pela Bíblia somos levados a reconhecer nossos erros e ao arrependimento. Somos dispostos a abandonar tudo aquilo que entristece e apaga o Espírito do Senhor em nós.
Pastor Fabiano Rocha 

sábado, 17 de março de 2012

SINAIS DA VOLTA DE CRISTO



 *Pastor Fabiano Rocha
Não somos informados pela palavra de Deus acerca da data e hora da volta de Cristo. Isso foi deixado bem estabelecido na Escritura , quando essa volta é comparada com a atuação inesperada de um ladrão. O pai de família não sabe a que hora o visitante inesperado irá aparecer por isso a razão de constante vigilância. Por razões suficientes a Ele mesmo , Deus não quis revelar aos homens a data certa desse grande acontecimento. Não que não haja , um tempo certo e um contexto pleno para a vinda do Senhor , o fato é , que não sabemos , só o Senhor sabe. Nessa matéria somos completamente agnósticos.
Mas em torno desse grande evento, há sinais claros descritos em toda a palavra de Deus. Não estamos sem sinalização, sem placas que indicam ou sinalize a proximidade desse dia. Por mais que sejamos tomados pela aparente demora, não temos como nos fazer cegos aos acontecimentos que nos cercam. Não há como ser alienados a todos eles. Não é preciso ser um perito na palavra de Deus nem muito menos um cristão devoto para chegarmos a uma rápida conclusão, de que uma pluralidade religiosa se instalou em nosso dias , desconstruído as mensagens claras e limpas do evangelho , que há um abandono cada vez maior da verdade do Senhor, comichões e mais comichões nos ouvidos e um aumento vertiginoso da iniquidade. Esses sinais estão em todo a parte. Nos meios de comunicação, nos tabloides, nas ruas ,na politica . Melhor dizendo ,a corrupção esta em toda a parte, em todos os níveis e em todas as camadas sociais , até mesmo em alguns ambientes religiosos.
É evidente que essas coisas sempre existiram. Desde a queda de nossos primeiros pais , que todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus. De que o homem é um ser caído , amante de si mesmo , depravado totalmente. A igreja no primeiro século , em seus primeiros dias de nascida enfrentou todas essas questões. Houve naquele época embate grande dos apóstolos contra os falsos mestres , homens que distorciam a palavra do Senhor , que dissolviam a graça transformando-a em graça bara-ta e libertinagem ,atraindo após si os discípulos de Cristo. Porém a grande questão é que tudo isso chegou e irá chegar a níveis insuportáveis. Paulo quando escreve a Timóteo diz, “nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas , avarentos , jactanciosos , arrogantes , blasfemadores , desobedientes aos pais , ingratos e irreverentes” ( 2Tm 3:1-2). O próprio Paulo na primeira carta que escreve a Timóteo diz acerca da apostasia : “O Espirito expressamente afirma que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé”(1Tm 4:1)
Tudo isso são sinais claros de que a nossa redenção se aproxima. A igreja jamais deve ser alheia aos acontecimentos que a cerca. A história é mais história de Deus do que nossa. E nela temos o cumprimento diário de tudo aquilo que o Senhor revelou em sua palavra. Que embora ele não tenha falada o dia e hora , porém nos deu sinais pelos quais podemos estar a cada dia vigilantes e alertas.
*Pastor Fabiano Rocha é pastor da Primeira Igreja Batista de Taguatinga - DF

sexta-feira, 16 de março de 2012

Terror e júbilo na volta de Cristo II - Como esperar o Senhor



*Pr Edson Rosendo

Quando do seu retorno, Jesus disse que as nações estarão em angústia e perplexidade por causa dos acontecimentos extraordinários que se sucederão, e que os homens desmaiarão de terror ao virem todas as manifestações do iminente retorno do Senhor.
Enquanto isso, os crentes se regozijarão e exultarão, porque chegou o momento da sua redenção final, num contraste tremendo de sentimentos. Mas o Senhor amplia as instruções para esse tempo, dizendo que os cristãos atentem com grande ênfase para os sinais e não se deixem levar por opiniões contrárias que tentem desfazer a verdade do seu retorno, porque passarão céus e terra, porém, jamais as suas palavras. Ele ainda instruiu sobre o dever do cristão de acautelar-se, ficar prevenido, para que seu status de santo não seja mudado para o status de ímpio e grande pecador, chegando ao absurdo da orgia, da embriaguez e dos excessivos cuidados mundanos, tudo por causa do desleixo no aguardar o Senhor.
Aquele que relaxar nessa espera será tomado pela incredulidade e desesperança quanto ao seu retorno, caindo nos mesmos pecados dos cananeus. Isso de modo algum deve acontecer com o cristão, por isto da ordem "acautelai-vos". Ampliando ainda mais o leque de instruções, Jesus ordenou que todos os crentes estivessem em vigilância e oração, que são meios pelos quais ele ficará em contato com Deus, em comunhão com o Espírito do Senhor, livrando-se do perigo de ser achado em falta quando Cristo retornar a esta terra.
Grande vergonha seria para a noiva ser encontrada suja, desleixada, despenteada, descingida, quando da chegada do noivo, principalmente estando todos os preparativos prontos para as núpcias. Assim também para com os cristãos: todos devem estar a postos, prontos, de malas prontas, cabeça erguida, em comunhão com o Senhor, sem pendências, aptos para entrar às bodas, para uma viagem sem retorno, no retorno do Senhor.
*Pr Edson Rosendo é pastor da Primeira Igreja Batista Reformada de Caruaru

terça-feira, 13 de março de 2012

CURSO MINTS EM PETROLINA

  
Começará nos dias 29,30 e 31 de março do corrente ano as aulas do Seminário Internacional de Miami(MINTS) em Petrolina - PE. Os primeiros módulos serão ministrados pelo professor e pastor Santana Dória do estado de Sergipe. O monitor do dos módulos ficará com o Pr Marcelino Oliveira da Igreja Presbiteriana Reformada, localizada no bairro Rio Corrente.Serão oferecidas as opções bacharelado e mestrado.
   O referido seminário abriu recentemente uma turma na cidade de Canindé, Sergipe na cidade de Caruaru.
    A metodologia do Mints consiste em aulas semanais acompanhada por monitor e uma aula mensal com professor vindo de outra região. Para se ter uma turma formada é necessário um mínimo de 12 alunos. Toda sua teologia é reformada. O preço do curso serve apenas para pagar as despesas de viagens dos professores visitantes, ficando o bacharelado em torno de R$ 70,00.
   Os módulos oferecidos serão SOTERIOLOGIA E PREGAÇÃO EXPOSITIVA. As aulas ocorrerão sempre às 19 h,  em espaço cedido pela Primeira Igreja Presbiteriana, localizada a rua  João Calvino, Loteamento Eduardo (próximo a Petromol).

    Veja abaixo, mais informações do seminário:


   “ Os professores de MINTS dão ênfase na aplicação e no desenvolvimento de habilidades de interpretação, exposição, compreensão, análise, etc. do texto bíblico e da sua realidade
   Todos os títulos outorgados são em “Estudos Teológicos” e estão desenhados para preparar os crentes a servir a Deus e a sua igreja no ministério que Deus lhes tem chamado.
   Internacionalmente, o seminário MINTS serve ativamente em 55 países, principalmente através do estabelecimento de novos centros de estudos que crescem até se tornarem seminários operados localmente para formar estudantes em seus respectivos países. Os que são capacitados logo passam a capacitar a seus compatriotas e o seminário passa a ser um recurso permanente para o povo desse país ou comunidade. Chamamos a isto de "seminário missão" que tem como objetivo alcançar o mundo como plantadores de igrejas, evangelistas, mestres, e através do qual os ministros cristãos são capacitados para expandir seu serviço e o trabalho em sua nação”.

Maiores informações com o Pr Marcelino npelo seguinte email:(marcelinoipb@hotmail.com

domingo, 11 de março de 2012

Terror e júbilo na volta de Cristo

Pr Edson Rosendo


Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:11

A Escritura deixa clara a certeza do retorno de Jesus, na sua segunda vinda. Quando ele ascendia ao céu, o anjo garantiu que, do mesmo modo que ele estava subindo, haveria de retornar, um dia. Os incrédulos sequer cogitam isso. Mas os próprios crentes parecem relegar essa verdade a uma prateleira de itens esquecidos.
A igreja tem mostrado ser a única noiva que não anseia pelo casamento, a única noiva que não deseja a volta do noivo, a fim de entrar para as núpcias, numa contradição sem par.
Mas a orientação da Escritura não é essa, de modo algum. O texto sagrado transparece a instrução de que as nações ficarão em polvorosa quando virem os sinais que imediatamente acontecerão antes da vinda de Cristo, manifestando grande angústia e incerteza. Também as pessoas, individualmente, desmaiarão de terror aos virem os tsunamis, os imensos vagalhões com o seu ensurdecedor ruído, as epidemias grassando e dizimando multidões, os poderes do céu serem abalados, com alterações no sol, na lua, nas estrelas.Tudo isso será capaz de aterrorizar até o mais corajosos dos homens que não conhecem a Deus. Por outro lado, os que crêem serão invadidos por exultação e júbilo, num paradoxo jamais visto, pois entenderão – pelas escrituras – que a sua redenção está na iminência de se completar, quando finalmente serão livres do pecado, da tristeza, da tentação, da doença, da morte, entrando enfim, para a bem-aventurança eterna, ao lado do Senhor que os resgatou. E também a exultação acontecerá por causa do surgimento no céu do Filho de Deus, vindo sobre as nuvens com poder e grande glória, visível a todos os habitantes da terra.
O quadro, então, será caracterizado por terror e júbilo. Terror para os que não conhecem a Deus nem a sua escritura, mas júbilo e exultação para todos os crentes, aqueles que creram na escritura, que leram dos avisos do Senhor, que entenderam as explicações de como se daria a história da salvação e o seu desfecho final. Sim, todos esses hão de exultar e jubilar no Senhor que chega. Maranata!
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.  Apocalipse 22:20


PS -Quem desejar ouvir o sermão referente ao título acima, por favor clique no endereço e fala o download: http://goo.gl/Sxjtf