MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

terça-feira, 6 de setembro de 2011

VIAGEM MISSIONÁRIA DO PASTOR EDSON ROSENDO BELÉM DO PARÁ


Pastor Edson Rosendo de Azevedo


Saímos de Recife na sexta-feira 2/9/2011 com destino à cidade de Belém (PA), a fim de instituirmos – em nome da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru – a congregação batista reformada naquela cidade. A caravana foi composta por mim, pelos diáconos Carlos Roberto Pinheiro e Ezequiel Farias de Lucena e mais o irmão Manoel Santos, incansável apoiador da obra missionária. Chegamos ao nosso destino de noite, onde rumamos para o hotel que costumeiramente nos recebe. No sábado aproveitamos o dia para fazer os preparativos do que iria acontecer no sábado e no domingo.
Chegamos à congregação pouco antes das 19h00, onde fomos bem recebidos pelos irmãos e logo em seguida iniciamos a primeira reunião, quando cantamos salmos ao Senhor, oramos e o pastor Edson pregou sobre a necessidade de prover o sustento financeiro da obra de Deus.
Depois da reunião comemoramos o aniversário do pastor Manoel Coelho [38 anos], que tem estado à frente da congregação. Tendo conversado fartamente com os irmãos, fomos dormir. No domingo pela manhã chegamos à congregação antes das 9 horas. A reunião foi iniciada e a ordem constou de leitura bíblica, oração, cântico dos salmos e a pregação, quando o pastor Edson discorreu sobre a necessidade da disciplina eclesiástica como instrumento de correção e manutenção da santidade dentro da igreja. O sermão instruiu como tratar os casos de pecado particular ou público não escandaloso e também como tratar os pecados públicos escandalosos. O pregador concluiu com a instrução sobre o perdão, fator que deve ser praticado com toda facilidade pela igreja. Terminada a reunião, todos nos dirigimos a para uma Igreja Quadrangular próxima, a fim de usarmos o batistério para os batismos; O pastor Manoel Coelho, antigo pastor da Igreja Quadrangular, conseguiu mediante amizade o local para esse evento.
Depois de uma caminhada de mais ou menos 10 minutos, em plena manhã de sol amazônica, chegamos ao local e a reunião da igreja quadrangular havia sido encerrada, estando apenas o zelador a nos esperar. Ali entramos e ouvimos 5 irmãos em profissão de [três mulheres e dois homens, entre eles o pastor Manoel Coelho], que mostraram com toda segurança uma nova relação com Jesus Cristo, bem como a convicção do porquê ingressar na Igreja Batista Reformada, numa igreja confessional. Sendo aceitos os seus testemunhos, apenas a irmã Ana Carolina Coelho desceu às águas do batismo, pois era a única que não tinha sido batizada por imersão. Precisamente ao meio dia a reunião foi encerrada e fomos todos almoçar.
À noite, o culto teve início às 19 horas, com uma liturgia simples, onde a escritura foi lida, os salmos entoados, algumas orações foram elevadas e a pregação proferida, quando o pregador falou durante uma hora baseado em Romanos 8.29-30. Depois da pregação, a primeira ceia foi realizada, a congregação foi declarada instituída e o pastor Manoel Coelho foi empossado como seu presidente.
Nas suas palavras de gratidão, o pastor Manoel Coelho historiou a sua solidão como convicto batista reformado, o modo como procurou e conheceu a CRBB, citando a resposta obtida do irmão Alberto Costa, e de como este encaminhou o pastor Edson para um primeiro contato [por estar geograficamente mais próximo, mesmo isso significando cerca de 2.100 quilômetros], e de como, num curto espaço de tempo, o contato progrediu de tal maneira que uma congregação batista reformada está sendo instituída hoje.
Depois dessas palavras, o pastor Manoel Coelho encerrou o culto e todos os presentes estavam em grande júbilo. Cerca de quinze irmãos se reúnem, porém, somente 5 deles professaram a e ingressaram na igreja de Caruaru, constituindo a congregação. Os demais estão em processo de estudo da Confissão de Batista de 1689 e outros em aproximação. Atualmente as reuniões acontecem num aconchegante galpão localizado nos fundos da casa da família Coelho, porém, os irmãos estão animados para, doravante, procurarem outro local, mais visível, onde possam dizer à comunidade sua identidade e seus propósitos.
Lembramos aos irmãos da congregação que há 100 anos chegaram àquela cidade dois missionários que, indo à igreja batista, usaram de falso testemunho para ingressar nela, provocaram tumultos, dividiram a igreja e fundaram uma denominação que está espalhada por todo o Brasil. Então, 100 anos depois, Jesus Cristo funda uma pequena congregação, na mesma cidade, disposta a pregar a verdade e viver a santidade, o que certamente produzirá efeitos muito maiores, pelo menos em qualidade, e que, por isso, eles jamais desanimassem, antes se fortalecessem no Senhor. Tendo cumprimentado aqueles irmãos calorosamente, nos despedimos e fomos dormir por poucas horas, pois o nosso vôo de volta se daria no meio da madrugada.
No retorno, por força de uma conexão em Brasília, ainda pudemos nos encontrar no aeroporto, por uma hora, com alguns irmãos da igreja em Taguatinga (DF), o que nos foi deveras significativo.  Chegamos ao nosso destino final – Caruaru – no final da tarde da segunda-feira, 5/9, em júbilo por todo o bem que Jesus Cristo fez àqueles irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário