MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

domingo, 13 de maio de 2012

DEUS NOS RECONCILIOU CONSIGO MESMO



Pastor Fabiano Rocha

E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação” 2 Coríntios 5:18;

O pecado trouxe separação entre Deus e o homem. Os pecadores, na condição de escravos do pecado, estão profundamente alienados de Deus. Estão destituídos da glória do seu criador. Em razão disso, eles não desfrutam da paz com Deus. O homem tornou-se inimigo de Deus e vive sem propósito, sua vida não tem razão de ser. Sua existência não cumpre a finalidade para a qual foi criada. Há um estado de profunda inimizade entre Deus e os homens. Paulo, em Cl 1:21 diz que os crentes de Colosso eram estranhos e inimigos no entendimento pelas obras malignas que praticavam. Em razão do estado de total depravação, o homem que foi criado para o glória de Deus vive em total ruína e seu estilo de vida é caracterizado como “obras malignas”, pois tudo que faz concorre contra a vontade do Senhor. Isso mostra uma profunda necessidade de reconciliação. De sairmos desse estado de inimizade para amizade. De total distância para próximos novamente. Isso seria como voltar do estado que estamos através de uma mudança profunda da nossa condição.
Mas o que a Escritura ressalta é a necessidade de reconciliação. Ela também enfatiza a maneira pela qual fomos re-conciliados. A Bíblia apresenta a reconciliação como uma obra única e exclusiva de Deus. Ela começa com Ele e termina com Ele. Deus tomou a iniciativa de nos reconciliar consigo mesmo. Retornar a condição primeira é algo completamente impossível aos homens por mais que eles envidem esforços. Jamais seríamos reconciliados com o Criador sem a ação primeira de sua parte, pois a condição de totalmente depravados nos impossibilitou cumprirmos a vontade de Deus e vencer a causa da alienação, o pecado. A ênfase da reconciliação é em todos os aspectos monergística. Paulo confirma essa verdade em 2 Co 5:18-19. “Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo”. Fomos reconciliados através da obra de Cristo e não através da nossa obra. A morte de Cristo como o agente da reconciliação é declarada como a manifestação suprema do amor de Deus aos homens. Em Cristo, a reconciliação torna-se algo possível, pois nele toda justiça de Deus é satisfeita. Ele assumiu perfeita e completamente o lugar do homem no plano de redenção. Deus nos aceitou no Amado.
Portanto, a reconciliação realizada pela morte de Cristo muda a relação de Deus com os homens. Ela anula a relação de inimizade e alienação e efetua uma relação de graça e paz. Deus, por si mesmo e segundo a sua vontade, removeu por seu próprio Filho a causa da ofensa e nós recebemos a reconciliação. Essa é a mensagem da graça transmitida no evangelho de que o próprio Deus fez provisão em Cristo para mudar nossa relação com Ele. 

Pastor Fabiano Rocha
Igreja Batista Reformada de Taguatinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário