MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

domingo, 20 de janeiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA CONFESSIONALIDADE

 Ricardo Mendes


Na igreja local, subscrevemos a Confissão de Fé Batista de 1689 por entendermos o valor da confessionalidade para uma igreja. Primeiro, porque a confissão de fé reflete a Escritura e as doutrinas dos apóstolos, as quais devemos aprender, amar e defender como cristãos. A confissão não pode se em nada diferente da Escritura ou a ela nada acrescentar. Mas ela é um guia sistemático e pormenorizado das principais doutrinas bíblicas, que nos ajuda a compreender melhor as verdades da Escritura. 

Em segundo lugar, a confissão de fé é um documento histórico que representa a visão bíblica dos irmãos do passado, que se preocuparam em preservar a interpretação correta das sãs doutrinas bíblicas, a fim de preservar a igreja contra os erros perniciosos que sempre tentaram se infiltrar na igreja (vide as epístolas paulinas). Assim, a confissão representa uma blindagem contra as heresias condenáveis que circulam em nosso meio desde a fundação da igreja e, mormente, em nosso tempo, onde vemos o crescimento de tantas igrejas que desprezam as verdades bíblicas.

Por fim, a confissão de fé nos permite ter unidade em torno da mensagem bíblica central – Cristo e a salvação – bem como a respeito de doutrinas secundárias mas importantes para a manutenção da fé genuína. Cremos que as doutrinas sistematizadas na CFB 1689 são aquelas contidas na Escritura e organizadas de maneira didática para melhor compreensão e para facilitar o estudo sistemático na igreja, principalmente nas escolas bíblicas. Mas ela também é um guia pessoal para qualquer cristão, mesmo o mais simples, pois foge da linguagem rebuscada e teológica das teologias sistemáticas. Ressaltamos que a  confissão não substitui a leitura diária, devocional e sistemática da Bíblia como única regra de fé e prática para o cristão e como meio de graça para o desenvolvimento espiritual. Na igreja local, estamos estudando a CFB 1689 desde o ano de 2006, tendo passado por ela pela quarta vez e continuamos nesse estudo, que fica sempre mais interessante e aprofundado. Atualmente, estamos estudando o capítulo 11, sobre a justificação pela fé somente. Essas séries de estudos tem sido edificantes para a igreja, firmando-a cada vez mais na fé dos Apóstolos.

Ricardo Mendes - Primeira Igreja Batista de Taguatinga - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário