MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

domingo, 20 de janeiro de 2013

O Evangelho é a religião da porta estreita



Pr Edson Rosendo

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” Mt 7: 13- 14.

A cada dia que passa, o mundo trabalha para ter conforto. Tudo concorre para o entretenimento, para a facilidade, para o bem-estar, para a praticidade, para a funcionalidade. Empresas, técnicos, inventores, todos trabalham para prover novas formas de facilitar a vida do homem, desenvolver novas idéias que tragam ao homem o mínimo de esforço para o dia-a-dia. As ciências, as artes, a filosofia, todas concorrem conjuntamente para valorizar o homem, seu ego, seus status quo. Nada que o fira, que o desagrade, que o diminua, que o acuse, que o constranja deve ser praticado, mas deve ser evitado decididamente, sob risco de grandes perdas, inclusive judiciais. Em suma, podemos dizer que o mundo provê para o homem a porta larga, confortável, a fim de não o desgostar em nada.

É nesse contexto que entram os pregadores do Evangelho, anunciando uma mensagem de quatro mil anos, reforçada há dois mil anos por Jesus, dizendo aos homens que a porta pela qual devem passar é a porta estreita. Ora, a porta estreita é a porta do desconforto, a porta do constrangimento para o ego, a porta da renúncia dos prazeres que desagradam a Deus. A porta estreita é a porta dos acusados pelo pecado, dos quebrantados pela culpa, dos depressivos pela perda da importância pessoal. A porta estreita é a porta da quebra dos valores do mundo, da assunção de outros valores, difíceis valores, mas valores aprovados por Deus. Só passam pela porta estreita aqueles que receberam a pregação da total inabilidade humana para a salvação, da completa inutilidade das boas obras pessoais, de justiça própria, como meritórias para a justificação diante de Deus. A porta estreita é aquela em que só passam aqueles que se arrastam com a boca no pó, em grande humilhação, em choro, em clamor, em desespero por seus pecados. A porta estreita é a porta do desconforto do ego, do eu, mas é a porta que dá para a vida eterna, para a eternidade na companhia de Deus.

Outra porta não conduz à luz, pois somente Jesus é a porta que conduz à vida eterna. Ou os seus ensinamentos são cridos e vividos pelo homem ou, do contrário, este só passará pela porta larga, aquela que conduz para a perdição. E são muitos os que entram por ela.

*Edson Rosendo é pastor da Primeira Igreja Batista Reformada de Caruaru - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário